Além de dar suporte aos proprietários de veículos elétricos, esses empreendimentos contribuem com a sustentabilidade do planeta. Todos os setores da sociedade estão de olho no crescimento do uso dos modelos elétricos e na construção civil não é diferente. Afinal, para dar suporte a demanda crescente de veículos é preciso que as novas construções já sejam pensadas para oferecer pontos de recarga.
Nos últimos tempos, muitas construtoras passaram a priorizar os sistemas de recarga para veículos elétricos em seus projetos, sejam eles comerciais ou residenciais. No município de São Paulo, a Lei nº 17.336 de 30 de março de 2020 passou a impor como obrigatoriedade que os novos edifícios sejam projetados com a previsão de solução para carregamento dos carros elétricos.
Embora ainda não exista uma lei federal com o mesmo propósito, as empresas estão saindo na frente e tomando a iniciativa de trazer essa opção para os contratantes.
Por que os novos empreendimentos devem contar com esse suporte?
O mercado de veículos elétricos está em crescimento no mundo todo, principalmente, por conta da preocupação cada vez maior com a sustentabilidade. Nos Estados Unidos, na Europa e na China, o incentivo à compra dos VE ‘s não é assunto novo. Aqui no Brasil, também é crescente o número de iniciativas que visam incentivar a aquisição de modelos movidos à eletricidade. Em 2022, o Brasil registrou a marca de mais de 100 mil veículos elétricos ou híbridos emplacados no país.
E as tendências apontam para um crescimento cada vez maior desse número. Diante desse cenário, é muito importante que a sociedade como um todo pense em como adaptar o modo de viver atual para que o uso dos elétricos possa se tornar comum.
O oferecimento de pontos de recarga é uma das demandas mais importantes nesse sentido. As pesquisas mostram que o Brasil conta com pouco mais de 1300 eletropostos em todo o país. Para localizar os pontos de recarga em sua rota de interesse acesse www.ondecarregarmeucarro.com.br
Um número ainda muito baixo se compararmos a realidade de outros países. A inserção de pontos de recarga em novos empreendimentos é uma iniciativa que visa ampliar esse suporte aos proprietários dos elétricos e estimular ainda mais o crescimento desse mercado. Daí, a importância de que cada vez mais os responsáveis pelas obras priorizem esse ato na hora elaborar os projetos.
Além de proporcionar comodidade e praticidade para os motoristas, os pontos de recarga em novos empreendimentos são uma forma de contribuir com a promoção dos benefícios que os veículos elétricos proporcionam, como a sustentabilidade. A seguir, nós falamos um pouco mais sobre isso.
Benefícios dos veículos elétricos
Até 2030 a frota de veículos elétricos no mundo deve chegar a 145 milhões. Essa é a previsão da Agência Internacional de Energia. Com isso, dia após dia, os carros elétricos se tornarão mais comuns em nossas cidades. Entre as principais vantagens dos modelos movidos à eletricidade, está a economia. Esses veículos geram um custo de abastecimento muito menor quando comparados aos modelos à combustão. Isso ocorre porque o preço da energia elétrica é mais baixo do que o dos combustíveis fósseis.
Além disso, em algumas cidades brasileiras os proprietários de VE ‘s têm desconto no IPVA, além de outros benefícios concedidos pelos governos municipais ou estaduais. Em São Paulo, por exemplo, os elétricos não precisam seguir a obrigatoriedade do rodízio municipal.
Outra vantagem é que os elétricos demandam menos manutenção. Eles não possuem todas as peças de um carro convencional e por conta disso, os problemas de funcionamento são mais raros. Vale lembrar que além de não emitir gases poluentes na atmosfera, como ocorre nos modelos à combustão, os elétricos são totalmente silenciosos. Para saber mais sobre veículos elétricos acesse www.mercadodeeletricos.com.br
Esta situação contribui para reduzir a poluição sonora e melhorar o trânsito nos centros urbanos. Esses benefícios têm movimentado cada vez mais consumidores a optarem pelos elétricos. Com a ampliação da disponibilidade de carregadores, incentivada pelos novos empreendimentos que já nascem com pontos de recarga, a utilização dos VE ‘s tende a ser ainda mais facilitada. E aí, o que você acha dessa iniciativa?
Conhece empreendimentos novos na sua região que já instalaram pontos de recarga? Conta pra gente nos comentários.