14 jul, 22

Entenda por que o carregador residencial do veículo elétrico leva mais tempo para atingir uma carga completa. O carregamento de veículos elétricos em casa pode ser feito usando o carregador de emergência, que acompanha o veículo no momento da compra, ou em uma estação de recarga residencial.

Estima-se que, cerca de 80% dos proprietários de modelos elétricos já possuem uma wallbox em casa. Porém, essa opção ainda é mais lenta se comparada a outros tipos de carregadores encontrados em estações de recarga comerciais. Mas, por que será que isso ocorre?

Por que demora mais para carregar o veículo elétrico em casa?

O tempo de carregamento do veículo depende de uma série de fatores. De modo geral, o carregamento em casa pode ser mais lento porque a potência da estação de recarga é menor. Em carregamentos realizados em redes com corrente contínua (CC), a potência disponível nos eletro postos costumam ser maiores do que nos carregadores residenciais.

Quando se trata de corrente alternada, alguns fatores como potência do conversor integrado ao veículo, tipo de carregador e tipo de rede elétrica podem influenciar no tempo de recarga. Quanto maior for a potência do sistema de carregamento, menor será o tempo de recarga. Todos os carregadores contam com uma potência máxima que será transferida da rede de energia para o veículo.

Os carregadores que usam corrente alternada, geralmente entregam uma potência de 3,7 até 22 kW. Esses são os utilizados nas residências. Já os carregadores que suportam a corrente contínua podem oferecer uma potência de até 350 kW. Portanto, de forma resumida, o que faz o carregamento residencial ser mais lento é a potência do carregador.

Tipos e potências dos carregadores

Para que você consiga comparar as potências dos diferentes tipos de carregadores existentes, nós descrevemos todas elas logo a seguir.

Carregador de Emergência ou básico

É o carregador que acompanha o veículo no momento da compra. Pode ser utilizado em tomadas comuns de 10 A. É pequeno, leve e seu objetivo é justamente atender emergências. A potência máxima deste carregador é de aproximadamente 2 kW em 220 V, ou ainda, de 1 kW em 110 V.

Por conta disso, o carregamento ocorre de forma lenta. Uma bateria com potência de 40 kW levaria de 20 a 40 horas para alcançar uma carga completa.

Carregador portátil

É um carregador compacto, mas que oferece uma potência dez vezes maior do que a do carregador de emergência. Sua carga mínima é de 3,7 kW em 220 V e a máxima de 22 kW em 380 V (trifásico). Com isso, um veículo com bateria de 40 kW pode ser carregado em cerca de duas horas.

Carregador residencial (Wallbox)

Cerca de 80% dos carregamentos residenciais são feitos com esse tipo de carregador. É considerado o modelo mais seguro para ter em casa. Sua potência é similar à dos carregadores portáteis, indo de 3,7 a 22 kW. Porém, o diferencial é que são considerados mais seguros para uso doméstico, já que utilizam uma rede elétrica dedicada.

Carregador Comercial (Parking)

O carregador comercial ou Parking é mais potente que as outras opções. Ele permite, inclusive, que mais de um veículo seja carregado ao mesmo tempo. A potência mínima desse tipo de carregador é de 3,7 kW e máxima de 40 kW. Além da rapidez, permite o monitoramento e controle do carregamento.

Carregador Semirrápido

O carregador semirrápido também pode ser encontrado em eletropostos. Ele não é tão rápido quanto o parking, mas permite o monitoramento completo da recarga com informações do histórico de consumo, gestão de energia, chave de acesso para uso e cobrança. Esse tipo de carregador oferece uma carga em AC de 16 A até 32 A.

Estação de recarga rápida

É o tipo de carregador com a maior potência do mercado, podendo chegar a 400 kW. Com isso, um veículo pode ser recarregado em questão de minutos. Para sustentar toda essa capacidade de recarga, o fast charge conta com uma estrutura grande.

Além disso, é importante saber que nem todos os carros elétricos podem ser carregados nesse tipo de carregador, pois ele exige conectores específicos que já vêm anexados ao carregador, como o combo CHAdeMO e CSS. E aí, conseguiu compreender por que o carregador residencial leva mais tempo para recarregar a bateria? Se você tem dúvidas sobre o uso dos veículos elétricos, aqui no Blog nós temos uma série de conteúdos úteis para você!

Acesse também www.ondecarregarmeucarro.com.br para ter acesso a diversos pontos de recarga na sua rota de interesse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.